Powered By Blogger

terça-feira, 31 de maio de 2011

Elaine amiga é aquela pessoa com quem conversamos sem reservas, independente da hora, ela sabe oferecer o aconchego do seu coração sem pedir nada em troca, e quando ela precisa sabe que pode fazer o mesmo sem objeção, não importa o tempo que estejam distante fisicamente. Amizade é irmã do amor e não tem cara, tem afetividade, respeito, carinho, confiança e alegria.
Amiga é aquela pessoa que nos diz o que acha ser correto, mesmo não sendo o que gostaríamos de escutar, mas sabe respeitar a decisão do outro sem censuras. Amiga nos avisa do perigo quando não conseguimos enxergar, sem contrapor nas decisões tomadas. Amiga sabe dar e receber o ombro amigo sem pré-requisitos, ela sabe ouvir, tanto quanto escutar...
Amiga naturalmente se comporta com aceitação mil e ameaça zero...
Ter uma amiga como vc..
Só tenho a agradecer a Deus por sua amizade, dizer a ele que foi o melhor presente que recebi em minha vida, que você é realmente um ser iluminado que consegue trazer ao mundo um grande carisma e um grande companheirismo, você representa com nobreza a palavra amizade. Obrigada por fazer parte de minha vida!!!
Te adoro muito minha amiga...bjssssssssss

Experiência de Navegar livremente

Navegar na internet para mim a um tempo atrás era só um sonho, eu achava lindo as pessoas que conseguiam entrar em vários sites , conversar com varias pessoas, pesquisar sem sair de casa, comprei meu primeiro computador para preparar minhas aulas e imprimir, nos primeiros três meses nem liguei a internet , mas quando me conectei e fui mexendo aqui e ali, isso foi aguçando minha curiosidade e fui procurar aprender mais pois acabei me apaixonando por esse mundo tecnológico, hoje participo de várias comunidades ligadas a educação e troco experiências e idéias com outras educadoras, e este curso esta me ajudando a entender melhor a utilizar essa excelente ferramenta de aprendizado.
Por isso quando comecei a navegar pelo Hipertexto descobri que já utilizava as ferramentas dispostas no site com as palavras e expressões em azul, que servem para dar entrada em outro hipertexto. Não encontrei dificuldade em navegar e explorar os links encontrados, e a definição no site sobre o que é hipertexto, ajudou a ter maior clareza
A leitura dos links possibilita ainda mais o conhecimento do assunto que está sendo pesquisado. O trabalho com hipertexto é muito enriquecedor para o aprendizado e também é muito instigante, nos leva a querer saber mais e mais. E para que isso aconteça é necessário que o internauta leia, e essa leitura é que vai levando a uma descoberta, que gera outra descoberta.
 

Atividade 3.3 projetos

PROJETO CHAPEUZINHO VERMELHO
Nome da Escola:  E.M. Balangá
Professoras:  Andréia, Claudia, Cleide, Elaine, Lucimara, Rebeca, Rosângela.
Nível de Ensino: Educação Infantil Etapa: maternal 1,  1º e 2º etapa.
Faixa etária:  4 e 5  anos.
Nº de alunos envolvidos: 120 alunos aproximadamente.

Justificativa:
       Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.

Objetivo Geral:
       Permitir ao aluno que construía novos significados sobre os conteúdos de aprendizagem sempre intermediados por uma posição ética. Oportunizar reflexões e/ou discussões sobre o papel de cada educando no seu contexto social. Elaborar textos, inserido figuras sobre o tema abordado. Proporcionar momentos reflexivos, estimulando-os a perceber o valor e a capacidade que possuem.

Objetivos Conceituais:
· Identificar personagens do conto chapeuzinho vermelho, como: lobo, caçador, a menina, a avó, a mamãe;
· Identificar letras e palavras conhecidas presentes no título da história e nomes de personagens.

Objetivos Atitudinais:
  · Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
· Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos
· Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
·  Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
· Valorizar o conto como parte da tradição dos povos;
· Aprender valores; Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

Objetivos Procedimentais:
· Ampliar as possibilidades de movimentos;
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Ler, ainda que de forma não convencional;
· Dramatizar história, por meio de expressões orais e dança;
· Descrever cenários e personagens;
· Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
· Produzir textos, tendo o professor como escriba.

 Metas:
Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.

Metodologia:
- Leitura do conto de fadas:
· Criar situações de fantasia e encantamento;
· Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
· Trabalhar as emoções que a história transmite;
· Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
· Apreciação da leitura feita pela professora;
· Identificação de valores encontrados nas personagens da história.

Eixos trabalhados:
- Artes;  Linguagem Oral e escrita; Matemática; Formação pessoal, identidade e autonomia; Movimento; Música; Meio ambiente;

Conteúdos:
- Artes: imaginação, criatividade,  ilustração do livro, pinturas e desenhos;
· Linguagem Oral e escrita: leitura e escrita dos nomes dos personagens, organizar as tarjas com seqüência da historia, associar imagem ao som, quebra cabeça;
· Matemática: contagem, ligue-ligue.
· Formação pessoal, identidade e autonomia: trabalhar a auto-confiança e os valores ;
· Movimento: Expressões corporal e facial, dança, movimentos espontâneos e programados;
· Música: Narração, músicas, colocação de voz;
· Meio ambiente: conscientização e preservação das florestas;

Recursos Materiais:
· DVD;;
· Aparelho de som;
· Data-show;
· Câmera digital;
· CD com história:.
· Apresentação de um vídeo do YOU TUBE.
· Sulfites, papel dobradura, cartolina, camurça, etc. ;
· Lápis de cor, giz de cera;
· Tinta guache;
· Tesoura,cola;
· Livro.

Avaliação:
 A avaliação será feita através da observação diária das crianças, avaliação formativa ao longo de todo o processo, nas atividades propostas e no desenvolvimento de cada aluno.

Produto Final:
- Divulgação  das imagens com comentários/fotos,/textos e participação de todos os envolvidos no mural da escola, em blogs  e Orkut da escola.
- Confecção de um livro coletivo  da sala.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Reflexão



Quando você pensou que eu não estava olhando, eu vi você afixando minha primeira pintura na porta da geladeira e quis fazer mais uma.
Quando você pensou que eu não estava olhando, eu vi você fazer o meu bolo preferido e entendi como pequenas coisas se tornam especiais.
Quando você pensou que eu não estava olhando, eu vi você recitar uma prece e acreditei que existe um Deus a quem eu poderia me dirigir.
Quando você pensou que eu não estava olhando, eu senti você me dando um beijo de boa noite e me senti amado.
Quando você pensou que eu não estava olhando, eu vi lágrimas escorrerem em seus olhos e aprendi que algumas coisas ferem e magoam, mas que não há problema em chorar.
Quando você pensou que eu não estava olhando, eu percebi que você se importava comigo e resolvi dar o máximo de mim.
Quando você pensou que eu não estava olhando, eu olhava... E, como seu filho, quero agradecer por todas as coisas que vi quando você pensou que eu não estava olhando.
Fax Meor Hashabat

domingo, 15 de maio de 2011

Festa Dia Das Mães Escola Balangá

Dia 06/05/2011 fizemos na nossa escola a Festa para o dia das Mães, e cada sala fez belissimas apresentações que emocionaram as mães e as professoras corujas.
Este ano decidimos em HTPC que o presente para as mães seria uma bolsa branca com uma linda mensagem ( Marcas de dedos) e cada professora iria decorar do seu jeito, nossa ficou cada bolsas lindas.
Com meus alunos juntos escolhemos a música Fã de Christian e Cristiano e solicitei que cada mãe mandasse pra escola uma peça de roupa de seu uso, que no dia as crianças usaram pra apresentação, foi muito bom ver a emoção de cada mãe o brilho no olhar a lágrima caindo, algumas disfarçadas outras já bem expostas.

Marcas de Dedos


Às vezes, você se aborrece
Porque ainda sou criancinha
E sempre deixo marcas de dedos
Nos móveis da casa inteirinha.

Mas estou crescendo dia a dia
E logo adulta vou ser
E essas marcas de dedos
Vão todas desaparecer.

Agora deixo uma marca bem especial
Pra você nunca esquecer
Como eram meus dedinhos
Antes de eu crescer.

Para você mamãe, com todo o meu carinho!!

sábado, 14 de maio de 2011

Filhos autônomos, filhos felizes
(Cris Poli – Super Nani)
Os pais criam os filhos autônomos quando lhes ensinam aquilo que precisa ser feito, da maneira que acreditam ser correta, capacitando-os para a vida e não os abandonando à própria sorte. Não é preciso se preocupar com o momento de solta-los, pois eles mesmos caminharão com as próprias pernas para fazer tudo o que lhes foi ensinado.
Quando for cobrar, verifique o que foi assimilado e complete com as orientações que ache que ficou faltando.

Entretanto, tenha isso em mente: a base para desenvolver a autonomia está em ensinar a seus filhos os valores que você acredita serem corretos e estabelecer regras convenientes. E também deixar claro aquilo que espera deles.
Pais capacitados a educar os filhos sabem dar responsabilidade a eles, sabem até onde podem exigir deles, e não exigem nem mais e nem menos que isso; não extrapolam e nem se omitem e têm a autoridade para impor a disciplina necessária. Se você deseja ser um bom pai ou uma boa mãe, deve – e pode – aprender a fazer tudo isso.
Um casal só se capacita na tarefa de ser pai e mãe por meio de muito diálogo, muito interesse, muita paciência e determinação. O resultado sempre vale a pena.
Os pais têm que ter autoridade. Ela é conquistada com respeito, posicionamento, valor e determinação. As crianças reconhecem alguém com autoridade e obedecem a voz de comando.

Deixar os filhos à vontade para fazer o que quiserem torna-os inseguros, sem rumo e infelizes.

Senão há quem as oriente e as controle, as crianças, em geral, ficam perdidas, não sabem o que fazer. Quando isso acontece, está aberto o caminho que possivelmente levará seus filhos a tornarem-se crianças-problema.

A bíblia diz que os nossos filhos são como flechas na mão do arqueiro.
Você precisa saber para onde as atira, pois, se as jogar ao acaso, sem mirar, elas irão parar em qualquer lugar, e, em geral, nunca vão para o lugar que você gostaria.

Textos para Reunião de Pais

OS PAIS DEVEM LIDAR COM OS SENTIMENTOS DOS FILHOS?
Muitos pais apresentam dúvidas e ansiedades para lidar com o comportamento de seus filhos. No intuito de proteger a crianças acabam por impossibilitar que eles aprendam a enfrentar responsabilidades.
Ter responsabilidade é necessário para o amadurecimento do ser humano. Os pais não podem querer evitar que o filho sinta tristeza, raiva, angústia, ansiedade, frustração e outras emoções que causem sofrimento. Estes sentimentos fazem parte da vida e tentar poupar seus filhos disso é estar prejudicando no enfrentamento de dificuldades no futuro.
O papel dos pais perante estes sentimentos da criança é colocar-se a disposição para ouvir, orientar, conversar e não querer resolver ou menosprezar estes sentimentos que o filho apresenta.
Outro aspecto importante que pode estar prejudicando a criança é quando esta vive em um ambiente extremamente crítico, pois uma situação em que poucos são os elogios e muitas são as críticas dificulta a crença em suas capacidades acarretando conseqüentemente um problema de auto-estima.
Portanto é importante que os pais respeitem o ritmo da criança, não exigindo dela mais do que ela é capaz. As críticas devem ser construtivas, e não depreciativas, deve-se criticar o comportamento errado, e não a pessoa da criança, além disso, esta deve ser elogiada por suas realizações e não se deve fazer comparações entre filhos, pois cada um possui suas próprias capacidades.
A grande dificuldade da maioria dos pais é encontrar um meio termo para lidar com seus filhos, nem superproteger (evitando sofrimento) e nem serem críticos demais.
Devem, portanto, fornecer uma orientação adequada para que a criança consiga desde pequena, aprender estratégias que a possibilitem enfrentar os estressores da vida tanto presente como futura.
Desse modo ela estará fortalecida para se tornar um adulto emocionalmente estruturado.